terça-feira, 8 de junho de 2010

A INTERNET E A EDUCAÇÃO


“A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender” A afirmação é do professor José Manuel Moran.
José Manuel Moran é um dos maiores especialistas brasileiros no uso da Internet em sala de aula. Doutor em Comunicação pela USP. Diretor acadêmico da Faculdade Sumaré-SP e especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância.
Para ele os educadores que não quiserem se lançar ao mar, muito apegados à terra firme, poderão ficar a ver navios. Mas não há mais porto seguro: o oceano de informações que a Internet disponibiliza aos alunos obrigará os professores a se atualizar constantemente e a se preparar para lidar com as múltiplas interpretações da realidade.


HIPERTEXTO


Para a Wikipédia hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones, gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.



HIPERMÍDIA

De acordo com Vicente Gosciola, hipermídia é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”.

Um lugar onde podemos lidar de maneira simultânea com textos, imagens, vídeos, sons e ainda a oportunidade de interagir com eles, modificando-os, reorganizando-os enfim. Interagindo com eles.




Nenhum comentário: